Esta não foi a minha primeira experiência com massa folhada. Já a tinha tentado fazer mas tinha sido uma experiência sem sucesso. Mas como boa teimosa que sou, tinha de conseguir fazer! Voltei a tentar e desta vez deu certo!!
Sim é verdade, demora muito tempo, mas sabe tão bem dizer que valeu a pena!
Não fiz muita quantidade porque estava a experimentar, para a próxima faço mais para congelar. A técnica
das dobras e voltas está explicada aqui. Eu usei a dobra simples (como está explicado no link) mas dei 5 voltas.
das dobras e voltas está explicada aqui. Eu usei a dobra simples (como está explicado no link) mas dei 5 voltas.
Ingredientes:
- 210 g de farinha de trigo T55 sem fermento
- 20 g de farinha maisena
- 4 g de sal fino
- 225 de margarina (usei vaqueiro para bolos)*
- 125 mL de água gelada
Preparação:
Eu fiz esta massa com a ajuda da batedeira colocando o gancho para massas. Junte as farinhas e o sal, adicione a água e bata para formar uma bola macia. Embrulhe em papel vegetal e leve ao frigirifico por 30 minutos.
Embrulhe a margarina em película aderente e bata com o rolo da massa para lhe dar a forma de um quadrado com 2 cm de altura por 15 cm de largura e leve de novo ao frigorifico.
Retire a massa e a margarina do frio. Embrulhe a margarina na massa como aqui mostra e estenda-a na forma de um rectângulo com 15 cm por 30 cm. Neste momento faça a dobra simples e dê a primeira volta. Embrulhe a massa em papel vegetal e leve ao frigorifico por 30 minutos.
Retire a massa (que está em forma de livro fechado como na foto acima) estenda novamente na forma de rectângulo com 15 cm por 30 cm. Faça a dobra simples e dê a segunda volta na massa. Embrulhe a massa em papel vegetal e leve ao frigorifico por 30 minutos.
Este passo vai-se repetindo até estarem dadas 5 voltas. Nesse momento a massa vai a descansar 30 minutos ao frigorifico e está pronta a usar.
Aguenta 2 dias no frigorifico ou 2 meses no congelador.
Fiz uns croissants que depois coloco aqui, ficaram muito bons! Este trabalho para mim valeu a pena!
Bom Apetite!
*O que cria o folhado é a acção do calor na gordura, razão pela qual existem as margarinas para folhados, porque têm maior % de gordura. Eu usei vaqueiro para bolos visto ter mais gordura que a vaqueiro normal. Mas também se pode fazer com manteiga, aliás muitas pessoas gostam mais do sabor desta massa com manteiga.
Muito bem...é coisa que ainda não me meti a fazer...
ResponderEliminarBjs.
Bravo!Nunca tive coragem para me aventurar nessas andanças e o facto de não teres desistido foi muito bom, assim vimos o resultado, que me parece óptimo!Fico à espera dos croissants!
ResponderEliminarBeijinhos
Nunca tentei fazer essa massa por achar que é muito difícil e sempre acabo ficando com preguiça! A sua massa ficou perfeita!!!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarDescobri agora o seu blogue e devo dizer que gostei muito!
Obrigada pela partilha! Ah, e parabéns pela coragem, porque esta massa não é simples de fazer! Sozinha nunca tentei, mas a minha mãe e a minha avó faziam sempre!
Bjs e bom fim-de-semana
Pois da muito trabalho mesmo, mas parece ter ficado perfeita parabens.
ResponderEliminarbjs
Olá Ana, e obrigado pela visita e pelo comentário no meu blog.
ResponderEliminarParabéns pelo teu espaço, tens aqui receitas deliciosas, já te estou a seguir!
Fica bem.
Olá, Ana!
ResponderEliminarPois se há uma coisa que adoro preparar é massa folhada. Infelizmente a minha cosinha atual não permite que eu o faça.
Gostei do seu blog!
Beijos,
:o)
Tenho de experimentar.. já ando a pensar nisso há muito tempo - e viu-se nos croissants que ficou boa!
ResponderEliminar